TV PENTECOSTES RETRANSMITINDO AO VIVO O ENF 2018
Falece dom José Belvino do Nascimento
09/01/2019 19:03 em Novidades

Faleceu na noite desta terça-feira, 8 de janeiro, o bispo emérito de Divinópolis (MG), dom José Belvino do Nascimento. De acordo com o comunicado divulgado pela diocese, o bispo celebrou a missa ontem à noite, em Entre Rios (MG), onde estava residindo. Após a missa foi para a sua casa, onde passou mal e foi encaminhado ao hospital, quando teve um infarto e não resistiu.

O corpo de dom Belvino está sendo velado na matriz de Entre Rios e ali permanecerá até 15h desta quarta-feira. Depois, será transladado para Divinópolis, onde na Catedral do Divino Espírito Santo acontecerão missas de corpo presente a partir das 21h, sendo a última missa às 7h de quinta-feira. O sepultamento será no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará (MG), a cerca de 50 quilômetros da sede diocesana.

De acordo com o comunicado da diocese, o tempo de pastoreio de dom Belvino em Divinópolis foi marcado por muitas conquistas: “Ele investiu muito na comunicação, na formação sacerdotal e em diversos outros trabalhos. Ordenou inúmeros sacerdotes e era muito querido entre os padres. Sua maneira simples de falar ao povo fez dele um grande comunicador. Era muito humano e teve uma vida marcada pela simplicidade. Que Deus o tenha no céu e que de lá ele continue a rezar por todos nós”.

Dom José Belvino nasceu em Mercês (MG), no dia 29 de dezembro de 1932. Foi ordenado presbítero em Mariana (MG), em 2 de dezembro de 1956. Sua ordenação episcopal foi na cidade de Entre Rios de Minas, em 29 de setembro de 1981. Sua primeira diocese foi Itumbiara (GO), onde permaneceu entre 1981 e 1987, quando foi nomeado bispo coadjutor de Patos de Minas (MG). Em maio de 1989, foi transferido para Divinópolis (MG), tomando posse no mês seguinte. Ali permaneceu até o momento da acolhida de sua renúncia, já aos 77 anos, em 11 de fevereiro de 2009.

 

 

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de 
Dom José Belvino do Nascimento

Brasília-DF, 9 de janeiro de 2019

Prezado irmão, Dom José Carlos Campos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar por ocasião do falecimento, na noite desta terça-feira, 08 de janeiro, do Bispo Emérito de Divinópolis (MG), Dom José Belvino do Nascimento, um dos filhos que a Arquidiocese de Mariana ofereceu às dioceses de Itumbiara (GO), de Patos de Minas (MG) e de Divinópolis (MG).

Neste momento da Páscoa deste nosso irmão, nos unimos, em oração e em solidariedade, a Dom José Carlos, aos familiares e aos fiéis das Igrejas que dom José pastoreou.

Louvamos a Deus pelos frutos de sua marca principal: simplicidade que o fez sempre próximo do seu povo, durante todo seu ministério, como padre e como bispo.

Inspirados em seu lema episcopal “Fide in fidem” – “Fé em fé” (Rm 1, 17) -, renovamos nossa fé e nossa esperança na ressurreição.

Descanso eterno dai-lhe, Senhor!

E brilhe para ele a vossa luz!

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

 

fonte CNBB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!